Hortas

Hortaliça: o que é, como cultivar e quais os benefícios

Hortaliça é um termo genérico que se refere às plantas cultivadas em hortas, geralmente para consumo humano.

Existem diversos tipos de hortaliças, como folhosas, frutosas, raízes, tubérculos, bulbos, flores e ervas aromáticas.

Cada uma delas tem características próprias, como sabor, cor, forma, tamanho e valor nutricional.

Neste artigo, vamos aprender mais sobre o que é hortaliça, como cultivar em casa ou em espaços urbanos, e quais os benefícios que esse alimento pode trazer para a nossa saúde.

Acompanhe!

O que é hortaliça e qual a sua origem?

Hortaliça é uma palavra que vem do latim hortus, que significa jardim.

Portanto, hortaliça é tudo aquilo que se planta e se colhe em um jardim, especialmente para fins alimentícios.

A horticultura é a ciência que estuda o cultivo de hortaliças, bem como as técnicas e os métodos para melhorar a sua produção e qualidade.

A origem das hortaliças remonta aos primórdios da agricultura, quando o ser humano começou a domesticar e selecionar as plantas que lhe eram úteis para a sua sobrevivência.

As primeiras hortaliças cultivadas foram as ervas aromáticas, como o coentro, o endro, o funcho e a salsa, que serviam para temperar e conservar os alimentos.

Depois, vieram as hortaliças de raiz, como a cenoura, a beterraba, o nabo e o rabanete, que eram fáceis de armazenar e transportar.

Em seguida, surgiram as hortaliças de folha, como a alface, a couve, o espinafre e a acelga, que forneciam vitaminas e minerais essenciais.

Por fim, apareceram as hortaliças de fruto, como o tomate, a berinjela, o pepino e a abóbora, que ampliaram o sabor e a variedade da dieta humana.

Ao longo da história, as hortaliças foram se espalhando pelo mundo, graças às migrações, às trocas comerciais e às descobertas de novas terras.

Hoje, podemos encontrar hortaliças de diferentes origens, climas e culturas, que enriquecem a nossa gastronomia e a nossa saúde.

Como cultivar hortaliças em casa ou em espaços urbanos?

Cultivar hortaliças em casa ou em espaços urbanos é uma forma de ter acesso a alimentos frescos, saudáveis e orgânicos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e a redução do desperdício.

Para isso, é preciso seguir alguns passos básicos, como:

  • Escolher as hortaliças adequadas ao espaço, ao clima e à época do ano disponíveis. Algumas hortaliças que se adaptam bem a pequenos espaços são: alface, rúcula, cebolinha, salsa, manjericão, tomate-cereja, morango, cenoura e rabanete.
  • Preparar o solo ou o substrato, que deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e com pH entre 6 e 7. Pode-se usar terra, areia, húmus, composto, casca de ovo, borra de café, entre outros materiais.
  • Escolher o recipiente, que pode ser um vaso, uma garrafa pet, uma caixa de leite, uma lata, uma jardineira, uma sacola, uma caixa de madeira, entre outros objetos. O importante é que o recipiente tenha furos na parte inferior para a drenagem da água e que seja grande o suficiente para o desenvolvimento das raízes.
  • Plantar as sementes ou as mudas, seguindo as instruções de profundidade, espaçamento e quantidade indicadas na embalagem ou na etiqueta. Pode-se plantar mais de uma hortaliça no mesmo recipiente, desde que sejam compatíveis entre si, como alface e cenoura, tomate e manjericão, rúcula e morango, etc.
  • Regar as hortaliças regularmente, mantendo o solo ou o substrato úmido, mas não encharcado. A frequência e a quantidade de água dependem do tipo de hortaliça, do clima e da estação do ano. Em geral, recomenda-se regar pela manhã ou à noite, evitando o sol forte.
  • Adubar as hortaliças periodicamente, usando adubos orgânicos, como húmus, composto, esterco, cinza, etc. A adubação deve ser feita a cada 15 ou 30 dias, conforme a necessidade de cada hortaliça.
  • Controlar as pragas e as doenças, usando métodos naturais, como extratos de plantas, calda de fumo, sabão de coco, etc. Evite usar agrotóxicos, que podem prejudicar a sua saúde e a do meio ambiente.
  • Colher as hortaliças no momento certo, que varia de acordo com o tipo, o tamanho e a finalidade de cada uma. Em geral, as hortaliças de folha devem ser colhidas quando estão tenras e viçosas, as de raiz quando estão firmes e crocantes, e as de fruto quando estão maduros e saborosos.

Quais os benefícios das hortaliças para a saúde?

As hortaliças são alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, fitoquímicos, entre outros, que trazem diversos benefícios para a saúde, como:

  • Previnem e combatem a anemia, por serem fontes de ferro, ácido fólico e vitamina C, que favorecem a formação e a absorção dos glóbulos vermelhos.
  • Fortalecem o sistema imunológico, por conterem vitaminas A, C e E, que aumentam a resistência às infecções e aos radicais livres.
  • Regulam o trânsito intestinal, por possuírem fibras, que estimulam os movimentos peristálticos e facilitam a eliminação das fezes.
  • Controlam o colesterol e a glicose, por apresentarem fibras solúveis, que se ligam aos ácidos biliares e reduzem a absorção de gorduras e açúcares no intestino.
  • Protegem o coração e os vasos sanguíneos, por fornecerem potássio, magnésio e cálcio, que equilibram a pressão arterial e previnem a formação de coágulos.
  • Melhoram a visão e a pele, por oferecerem betacaroteno, licopeno e luteína, que são pigmentos que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, prevenindo doenças oculares e cutâneas.
  • Previnem o câncer, por conterem compostos como sulforafano, indol, glucosinolatos, isotiocianatos, entre outros, que inibem a proliferação e a mutação das células tumorais.
  • Promovem a saciedade e o emagrecimento, por terem baixo valor calórico, alto teor de água e de fibras, que aumentam o volume e o tempo de permanência dos alimentos no estômago.

Dúvidas comuns sobre hortaliça

  • Hortaliça é o mesmo que verdura e legume?

Não, hortaliça é um termo mais amplo, que engloba tanto as verduras quanto os legumes.

Verdura é o nome dado às hortaliças de folha, caule ou flor, como alface, couve, brócolis, etc.

Legume é o nome dado às hortaliças de fruto, semente ou vagem, como tomate, ervilha, feijão, etc.

  • Hortaliça é o mesmo que orgânica?

Não, hortaliça é o nome do alimento, e orgânica é o nome do método de produção.

Hortaliça orgânica é aquela que é cultivada sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos, transgênicos, hormônios, antibióticos, ou qualquer

  • Qual a diferença entre hortaliça e fruta?

A diferença entre hortaliça e fruta está na parte da planta que é consumida.

Hortaliça é o nome dado às partes vegetativas da planta, como folha, caule, raiz, tubérculo, bulbo e flor.

Fruta é o nome dado ao órgão reprodutivo da planta, que contém as sementes, como maçã, banana, laranja, uva, etc.

  • Como conservar as hortaliças por mais tempo?

Para conservar as hortaliças por mais tempo, é preciso seguir algumas dicas, como:

    • Lavar bem as hortaliças antes de guardar, para remover a sujeira e os micro-organismos que podem causar deterioração.
    • Secar bem as hortaliças após a lavagem, para evitar o excesso de umidade que pode favorecer o apodrecimento.
    • Armazenar as hortaliças em sacos plásticos furados ou em potes de vidro com tampa, para evitar o contato com o ar e a luz, que podem acelerar o envelhecimento.
    • Guardar as hortaliças na parte inferior da geladeira, onde a temperatura é mais baixa e constante, e evitar colocá-las perto de frutas, que podem liberar gases que prejudicam a qualidade das hortaliças.
    • Consumir as hortaliças o mais rápido possível, pois elas perdem nutrientes e sabor com o tempo.

 

  • Como preparar as hortaliças de forma saudável?

Para preparar as hortaliças de forma saudável, é preciso seguir algumas dicas, como:

    • Preferir as hortaliças cruas ou cozidas no vapor, que preservam melhor os nutrientes e as propriedades das hortaliças.
    • Evitar o cozimento excessivo ou em água fervente, que pode destruir as vitaminas e os minerais das hortaliças.
    • Temperar as hortaliças com ervas, alho, cebola, limão, vinagre, azeite, etc., que realçam o sabor e adicionam benefícios à saúde.
    • Evitar o uso de sal, açúcar, manteiga, maionese, molhos prontos, etc., que podem aumentar o valor calórico e o risco de doenças das hortaliças.

Conclusão

Hortaliça é um alimento que faz parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa saúde.

Cultivar hortaliças em casa ou em espaços urbanos é uma forma de ter acesso a alimentos frescos, saudáveis e orgânicos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e a redução do desperdício.

Consumir hortaliças regularmente é uma forma de prevenir e combater diversas doenças, além de promover a saciedade e o emagrecimento.

Hortaliça é, sem dúvida, um alimento que vale a pena incluir na nossa alimentação.

E você, o que acha das hortaliças?

Você costuma cultivar ou consumir hortaliças?

Quais são as suas preferidas?

Deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários.

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *